Seda Cáustica





terça-feira, maio 10, 2005
AINDA E TAMBÉM...
Concordo que quem lê o post anterior deve me julgar um monstro. E quem lê o comentário do Manoel Carlos então, vai achar que eu seria a candidata ideal à fresagem citada. Não sou tão ruim quanto quero parecer. Apenas, me parece que tenho sempre em mente as palavras de um antigo professor que dizia ser o homem capaz de se comprometer a nunca roubar, ou furtar ou cometer vários outros delitos. Mas jamais seria capaz de afirmar: nunca matarei. Porque se, mal exemplificando, essa pessoa chegasse em casa e visse sua mãe ou pai ou irmã, ou filha ou mulher sendo agredidos ou estuprados, ele mataria sim, provavelmente sem arrependimentos, no calor do desespero. Tentando justificar o ato injustificado, sinto essas crianças como meus parentes. Além do mais, indefesos...
Ex-Libris da Tugosfera
Seguindo Manoel Carlos e suas justificativas, indiquei o Flávio do
www.comentariosabertos.com.br porque achei interessante comparar as leituras de pessoas com idades, mentalidades e profissões diferentes. Também, porque o Flávio é uma das pessoas mais inteligentes que conheço - ele tem 15 anos e um futuro brilhante, tenho certeza. Chega de rasgação de SEDA... É curioso o tipo de leitura dele: Clarice Lispector e Jorge Amado misturados com livros infantis!!! Quem sou eu para falar disso? Li Proust aos 13... NOSSA!!! Já faz quase 3 anos...
por AB às 9:52 AM
8 comentários

8 Comentários:

Que lisonjeiro!
3 décadas, you mean? 

Posted by Flávio
às maio 10, 2005 1:06 PM

 

e ainda assim, né Flávio????? 

Posted by CAU
às maio 10, 2005 1:13 PM

 

Cau, você não é má nem eu sou bom, também eu não disse ser incapaz de matar.
Aliás, não faz muito tempo, eu discutia com flora exatamente isto, eu dizia que qualquer um é capaz de matar, inclusive ela que não gosta de matar insetos. Contudo eu disse a ela é que meu maior desejo é que nós não tenhamos desejo e muito menos necessidade de matarmos.
A morte passional, a morte por uma causa, a morte para proteger e defender outras pessoas... nada disto se compara a matar alguém já preso.
É claro que vivemos numa situação tão difícil que desacreditamos de tudo, perdemos alguns de nossos valores fundamentais e, até mesmo, para sobrevivermos, ficamos insensíveis.
Muitas vezes duvidamos de nossa recuperação, como podemos acreditar na recuperação de quem mata, comete latrocínio, estupra?
Não é com eles que tenho compromisso, é conosco; é com os que não merecem ficar iguais a eles.
Como disse no comentário à postagem anterior, eu certamente não teria a grandeza do casal de estadunidenses que continuou lutando contra a pena de morte no caso do culpado pela morte do próprio filho.
Eu só não quero que sejamos escravos da violência, do ódio, da vingança.
Caso ameacem a segurança da sociedade, alguns devem ser encarcerados, se não for possível a recuperação e enquanto representarem um risco à segurança coletiva assim deverão permanecer; mas eu gostaria de poder acreditar na recuperação de todos. 

Posted by Manoel Carlos
às maio 17, 2005 12:16 AM

 

Concordo com as palavras de Manoel Carlos, acredito que disse tudo, só deixo aqui uma mensagem do grande filósofo grego Sócrates para meditarmos..."melhor sofrer do que cometer uma injustiça"..
Abraços a todos 

Posted by Fabio
às maio 20, 2005 11:21 AM

 

Concordo com as palavras de Manoel Carlos. Deixo só uma frase do filósofo grego Sócrates para meditação:
"Melhor sofrer que cometer uma injustiça"
Abraços a todos
Fábio 

Posted by Fábio
às maio 20, 2005 12:06 PM

 

Verdade, Fábio. Melhor sofrer... 

Posted by CAU
às maio 23, 2005 10:43 AM

 

Até o Mal e o Bem são relativos. A Crueldade deles contra nós? A Nossa Crueldade contra eles? Neste jogo de relatividades absolutas, assistimos, imponentes "eles" ganharem, e nós, a cada dia, mais roubados, mais perdidos, mais sequestrados, mais assassinados... 

Posted by Aleph
às maio 23, 2005 3:04 PM

 

E mais calados, Aleph querido... 

Posted by CAU
às maio 23, 2005 5:39 PM

 

:
:
:

BloggerHacks