Seda Cáustica





segunda-feira, abril 18, 2005
IDÉIAS (OU FALTA DE...)
Sei que nunca primei pela concordância total com
polêmicas e gosto da frase de Nelson Rodrigues ("toda
unanimidade é burra"), mas, sobretudo, gosto de expor
as poucas idéias que me ocorrem...
Então, vamos ao racismo. Uma pessoa que aceita o apelido
de "Grafite" ou "Somália" ( o jogador do São Caetano),
implicitamente, não aceitou o preconceito? Não vou me
estender, sob pena de acharem que eu torço mesmo é pela Argentina...
Deixemos o racismo, vamos à terceira idade. Acho tão triste aqueles velhinhos que aparecem abandonados em asilos... Não duvido que há seres capazes de largar seus pais ou avós e nunca mais se preocuparem com eles...
Mas não duvido também que boa parte desses abandonos se deve aos horrores, físicos e psicológicos, infligidos por esses mesmos velhinhos, quando novinhos, às pessoas que hoje não podem sequer vê-los na frente...
"Nem tanto ao mar, nem tanto à terra..." Eu e minhas frases feitas...
por AB às 9:15 PM
19 comentários

19 Comentários:

Quanto ao racismo, está virando cada vez mais oficial. No meu colégio, outro dia teve um programa "MOSTRE SUA RAÇA, DIGA SUA COR", com caps lock mesmo, no qual eles queriam classificar os alunos segundo critérios "raciais". Deram uns papéis com as "raças", pra gente poder se classificar usando algo que não deveria fazer a menor diferença. Sensacional. 

Posted by Flora
às abril 18, 2005 7:25 PM

 

Profunda, Cau.
Muito profunda. 

Posted by Flávio
às abril 18, 2005 8:29 PM

 

Sabe Flora, apesar de levemente cáustica eu me classificaria na raça... HUMANA! Mas fica a pergunta, quanto às variadas cores: um branco que se casa com amarela, terá filhos que se classificariam como 'beges'? 

Posted by CAU
às abril 18, 2005 9:31 PM

 

Quanto de cinismo foi aplicado ao comentário, Flávio??? 

Posted by CAU
às abril 18, 2005 9:33 PM

 

Isto merece mais que comentário.
Há muito devo a mim mesmo uma postagem sobre o racismo no Brasil. 

Posted by Manoel Carlos
às abril 19, 2005 10:46 AM

 

Comento com uma frase feita: concordo em gênero, número e grau. Abraço fraterno e parabéns pela coragem de expor seu pensamento, mesmo sob o risco de ser chamada "hermana" ou advertida por alguma ONG desocupada... 

Posted by Antonio Carlos
às abril 19, 2005 11:09 AM

 

Vou aguardar ansiosamente, Manoel Carlos. é um assunto que merece livros e livros, aliás. Mas nunca se esqueça que tb. sou preconceituosa: ODEIO CARNE DE FRANGO!!!!!!!!! 

Posted by CAU
às abril 19, 2005 11:11 AM

 

Manoel Carlos é madeira de lei. Como uma bússula, vim atrás de vocês. Bingo. Bjs, Acir 

Posted by acir vidal
às abril 19, 2005 12:02 PM

 

Manoel Carlos é madeira de lei. Como uma bússula, vim atrás de vocês. Bingo. Bjs, Acir 

Posted by acir vidal
às abril 19, 2005 12:02 PM

 

O apelido vem do fato de que ele grafitava antes de se dedicar ao futebol. E mesmo que não fosse não mudaria nada. Porque existe uma diferença entre marcar uma diferença e tentar ofender, depreciar. Minha é mãe é branca (se é que se pode dizer isso de alguém por aqui) e ela me chama de preta, negona, chamos meus amigos próximos de 'negão'. O preconceito não está em evidenciar a diferença. Ninguém quer fingir que somos todos iguais, homogêneos. O problema está em associar negro ao depreciativo. "Seu preto de merda, seu macaco, seu cabelo de bombril?" Percebe a diferença? E, vamos combinar que o argentino não falou o que falou com cara de amiguinho, apertando a mão e dando beijinhos...


Vim aqui seguindo um link no Agreste. Respeito muito a opinião dele e, por isso, voltarei depois e com mais calma.

Abras

 

Posted by Daniela
às abril 19, 2005 1:11 PM

 

Caro ANTONIO CARLOS, seja bem-vindo! Obrigada pelos elogios (imerecidos, diante da poesia que é seu blog!)e... pode continuar com eles. Em verdade, adoro!!!!!!! 

Posted by CAU
às abril 19, 2005 6:14 PM

 

Caro ACIR VIDAL: viu no que deu confiar tanto no Manoel Carlos? Caiu neste balaio... Não acredite em tudo o que ele diz... 'Aforante'considerá-lo um grande escritor , não me pareceu muito bom julgador relativamente ao Seda Cáustica...  

Posted by CAU
às abril 19, 2005 6:19 PM

 

Cara Marcela: o engano, se houve, não foi apenas meu.
(Grafite pode?
Exemplar e oportuna a prisão do argentino que xingou o jogador do São Paulo de “negrito”. Mas, como perguntar não ofende, chamar crioulo de Grafite pode?
in: no minimo - Tutty Vasques, 19/04/2005).
Mas não mudo de opinião,em casos específicos de preconceito. Acrescento ainda, que, como exaustivamente mostrado, os jogadores brasileiros não estavam exatamente calados, aguardando as ofensas... Meu pai também me chamava de filhote e nem por isso eu me sentia um bichinho de estimação, mas É DIFERENTE a conotação que é dada, quando envolve preconceito, sem dúvida. Nós, como humildes brasileiros que jamais provocamos ou catimbamos ou atiramos a pedra e escondemos a mão, sabemos disso....
Gostei muito das opiniões que vc manifesta em seu blog e tb. voltarei com calma, muito interessada especialmente no post dos surdo-mudos.
 

Posted by CAU
às abril 19, 2005 9:35 PM

 

Através de Manoel Carlos (sempre ele!), eis-me aqui. Cheguei, vi e gostei. E voltarei, claro. Um beijo. 

Posted by Moacy
às abril 20, 2005 7:30 AM

 

Caro Moaci: vou dividir o lucro do blog com o Manoel Carlos também, já não bastando a propin, digo, a comissão que pago ao Flávio para que o mantenha funcionando... Obrigada pela visita e, volte sim! (adoro visitas. elogiosas, mais ainda...) 

Posted by CAU
às abril 20, 2005 10:47 AM

 

NOSSA, AGORA VOCÊ ESTÁ COMEÇANDO A SUAR NaOH! 

Posted by EDUARDO
às abril 20, 2005 5:25 PM

 

Muito bom, Cau. Mulher de poucas palavras, mas bem utilizadas. Por isso gosto de você.
[agora chega, né, senão vc fica metida... rs]
Concordo com o lance do preconceito implícito nos apelidos como Grafite, Somália e afins.
Vc só não foi feliz em pegar exemplos nos jogadores de futebol. Sabe porque?
Eles não percebem o preconceito porque não sabem o significado da palavra "implícito"...
Peraí, peraí... como diria meu 'chefinho':"Pausa para enxugar o teclado do veneno que escorreu"
Ah, sobre os velhinhos, concordo plenamente.
Fico profundamente condoída quando vejo algum abandonado em asilos desumanos. Mas nunca, nunca deixo de pensar na parcela de culpa que esse mesmo velhinho de olhos bondosos e chorosos pode ter nesse "abandono"...
Como vc disse:"Nem tanto ao mar, nem tanto à terra..."
Beijo carinhosos e excelente feriado, mulher. 

Posted by Nana
às abril 20, 2005 6:37 PM

 

Por quem me tomas, Eduardo????? Soda Cáustica???? Bah! 

Posted by CAU
às abril 20, 2005 8:27 PM

 

Você quer dizer MAIS metida, é Nananananana??????? Beijão, Linda. 

Posted by CAU
às abril 20, 2005 8:28 PM

 

:
:
:

BloggerHacks